446.881
acidentes de trabalho foram registrados o Brasil em 2020
1.866
trabalhadores morreram no mesmo período
8
mortes para cada 100 mil empregados
148.103
casos em São Paulo, estado líder em acidentes de trabalho
46.901
acidentes foram em Minas Gerais, que ocupa a 2ª posição no país
LEGADO DE BRUMADINHO
UM ALERTA PELO TRABALHO COM RESPEITO À VIDA
Em honra às 272 vítimas do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão
Legado de Brumadinho é um projeto que nasceu de um sonho da AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão, em Brumadinho (MG). O sonho de reunir aprendizados nascidos da dor da perda de 272 vidas, vítimas do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão, e construir a partir deles um legado.
Para tornar o sonho realidade, a AVABRUM se aliou à Sabic – Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias, que é a realizadora do projeto e reuniu várias organizações para o desenvolvimento das atividades de caráter educativo, cultural, desenvolvimento local, além de comunicação pública e comunitária.
O primeiro legado é o da proteção da vida: falar de segurança do trabalho com respeito à vida, para que tragédias evitáveis como a ocorrida em Brumadinho nunca mais aconteçam em nosso país. Por isso, o projeto constrói uma ampla campanha de conscientização da sociedade sobre o tema. A campanha trabalha com vários meios de comunicação e envolve a juventude da cidade num trabalho de comunicação comunitária e comunicação pública.
O segundo legado é o da construção de oportunidades para as pessoas e as comunidades, para que Brumadinho e redondezas possam buscar novos caminhos para o desenvolvimento. Por isso, o projeto oferece um curso voltado ao incremento das organizações sociais e um curso voltado à juventude, que apoiará os participantes na construção de seus projetos de vida e de trabalho.
O terceiro legado é o da cultura e da arte. Criar momentos de diálogo, construção de conhecimentos e de ressignificação da vida a partir da arte e da cultura é fundamental. Por isso, o projeto desenvolve três grandes eventos artístico-culturais, com seminários e shows reunindo artistas da região e outros importantes nomes da cultura brasileira.
O projeto vai beneficiar, de forma totalmente gratuita, direta e indiretamente, dezenas de milhares de pessoas da cidade e redondezas: um legado de conscientização e de oportunidades educativas, artístico-culturais e de desenvolvimento para a região.
Para colocar esse sonho em prática, a AVABRUM dialogou com várias organizações, que assumiram o desenvolvimento do projeto. Assim, em fevereiro de 2022, o Legado de Brumadinho ganhou vida.
É um projeto inserido na luta por justiça, memória e encontro das 4 pessoas ainda soterradas.
Honra também às 272 vítimas do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão e, olhando para frente, para que nunca mais aconteça, é um movimento pelo trabalho com respeito à vida.
Brumadinho foi o maior acidente de trabalho do Brasil, com 272 mortes, sendo 130 trabalhadores e 121 empregados terceirizados, além dos 2 nascituros e 19 moradores da comunidade e turistas.