Três anos e nove meses

.

Todo o dia 25 a @avabrumoficial/ reúne os familiares das vítimas da tragédia-crime de Brumadinho para lembrar que 272 vítimas ainda aguardam justiça. É importante que tenhamos os fatos sempre na memória: a mineradora sabia que a barragem não era segura, que a localização do refeitório e prédios administrativos estava dentro da rota da lama de detritos de mineração e que as rotas de fuga não seriam efetivas.

Todos estes fatos estão fartamente documentados nos relatórios finais das três CPI’s e nas investigações das polícia civil mineira e da Polícia Federal. Mesmo com esse conjunto de provas da omissão dos gestores da mineradora e da empresa que emitiu o laudo que atestava falsamente a segurança da barragem, até hoje, três anos e nove meses depois do rompimento, ninguém foi responsabilizado.

Às vezes esquecemos que foram mortas 272 pessoas em questão de minutos, que em poucos instantes, mais de uma centena de crianças ficaram órfãs. Que centenas de famílias foram afetadas de forma brutal, com a perda de entes queridos. Que uma cidade e todos os seus moradores tiveram suas vidas drasticamente impactadas por gestores que priorizaram o lucro ao invés da vida.

O rompimento da barragem B1 em Brumadinho foi uma tragédia anunciada, já se sabia, pelo menos desde o rompimento em Mariana, que as barragens do tipo a montante tinham maior risco de colapso.

Impressiona saber que passado mais de três anos, no Brasil ainda existem 56 barragens deste tipo. Em Brumadinho são três barragens a montante e duas estão em situação de emergência e em Mariana são quatro estruturas desse tipo e duas também se encontram em situação de emergência.

Frente a essa realidade, a pergunta que não podemos deixar de fazer, será que a demora em julgar os responsáveis pela tragédia de Brumadinho, não passa uma sensação de impunidade que permite que sigamos convivendo com barragens em alerta de rompimento?

Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.
#brumadinho#acidentedetrabalho#amanhapodesertarde#legadodebrumadinho

Para acessar a postagem em nossas redes sociais, clique nos links abaixo:

Compartilhar:

Tags:

Pesquisas