Beyond Walls 16ª etapa

.

Saype concluiu com sucesso a 16ª etapa do seu projeto mundial Beyond Walls (além dos muros), em Brumadinho, com a realização de uma pintura gigantesca no campo de futebol do Córrego do Feijão. A intenção é ressignificar o local que os bombeiros usaram para aterrizar helicópteros com corpos de vítimas do rompimento da barragem da Vale, em 2019.
Um lugar onde, antes do ocorrido, as crianças brincavam e depois virou sinônimo de trauma para os moradores. Agora é palco de uma obra de arte, que evoca o dar as mãos por um mundo mais justo. Com essa pintura, em Minas Gerais, Saype também busca gerar repercussão nacional e internacional acerca dos impactos e tragédias da mineração.
Brumadinho entrou para o rol das 30 cidades ao redor do mundo escolhidas pelo artista para deixar sua marca com o Projeto Beyond Walls, que foi iniciado em 2019 e deve ser concluido em 2023. Saype é o nome artístico de Guillaume Legros, um dos pioneiros da nova geração de “land art” (arte com e na natureza), cujo trabalho está sempre relacionado com questões sócio-ambientais. “Acredito que somente juntos poderemos enfrentar os diferentes desafios que a humanidade tem atualmente. Estou em Brumadinho para mais uma etapa de um projeto que vai criar simbolicamente a maior corrente humana do mundo. Imagino que seja difícil para as pessoas que vivenciaram o rompimento da barragem do Córrego do Feijão criarem um futuro promissor, e sendo um artista, posso ampliar a voz e apoiar essas pessoas em sua luta”, declara Saype.
Sobre a indústria da mineração, ele afirma que “precisamos das minas e suas matérias-primas, e meu objetivo é dar visibilidade aos aspectos socioambientais do setor, e enfatizar que é necessário que a indústria garanta condições de trabalho seguras e que respeite a vida e o meio ambiente.”
– – – –
Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.
Para acessar a postagem em nossas redes sociais, clique nos links abaixo:

Compartilhar:

Tags:

Pesquisas