Livro Arrastados, de Daniela Arbex, é lançado em Brumadinho

O livro Arrastados, da jornalista Daniela Arbex, em parceria com a editora Intrínseca, foi lançado em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte em 18 de fevereiro de 2022. A publicação conta como ocorreu a tragédia causada pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, e que matou 272 pessoas. 

O evento foi realizado na sede da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (AVABRUM) organização mantida por familiares das vítimas daquele que foi o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil. 

O lançamento do livro contou com a fala da presidente da Avabrum, Alexandra Andrade. Em seu discurso, ela destacou o luto que ainda existe na cidade e relembrou o desastre. Citou, por algumas vezes, a tragédia de Mariana, na Região Central do estado, que aconteceu em novembro de 2015. Lembrou de seu irmão, Sandro, que foi uma das vítimas da tragédia. Alexandra agradeceu aos bombeiros, que seguem em busca das seis joias que não foram encontradas, e também a Daniela Arbex, por seu livro e pela escrita tão cuidadosa e precisa, para buscar os relatos e depoimentos. 

Alexandra lembrou os riscos relacionados às barragens de mineração em Minas Gerais. Lembrou ainda que não há lugar seguro com esse modelo de mineração e reafirmou que, no próximo dia 9 de março, estará no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Belo Horizonte, lutando por justiça em nome das vítimas de Brumadinho. Nesta data, será realizado o julgamento sobre o dano-morte causado aos trabalhadores no desastre.

Daniela Arbex, a autora do livro Arrastados, relembrou como foi chegar a Brumadinho, em fevereiro de 2019, e disse que encontrou um lugar muito triste e enlutado diante de tamanha tragédia. Por fim, foi realizada uma sessão de autógrafos da escritora. O momento também serviu para que as pessoas da cidade tirassem fotos e pudessem agradecer por tamanho cuidado e carinho nas palavras de seu livro.

#Amanhã pode ser tarde

  • 446.881 acidentes de trabalho foram regisrados o Brasil em 2020
  • 1.866 trabalhadores morrem no mesmo período
  • São 8 mortes para cada 100 mil empregados
  • São Paulo é líder em acidentes, com 148.103 casos
  • Minas Gerais ocupa a segunda posição, com 46.901 acidente
  • Brumadinho foi o maior acidente de trabalho do Brasil, com 272 mortes, sendo 130 trabalhadores e 121 empregados terceirizados, além dos 2 nascituros e 19 moradores da comunidade e turistas.

Compartilhar:

Pesquisas