No Setembro Amarelo, Cozinha Comunitária em Brumadinho vai ter Café com Prosa

O objetivo do encontro, no dia 22/09, é divulgar as ações do projeto e desenvolver atividades da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Os participantes ainda vão conhecer a cozinha e degustar os produtos feitos por familiares de vítimas fatais e outros afetados pelo rompimento da barragem da Vale


Será realizado amanhã, dia 22, o projeto Café com Prosa na Cozinha Sabores do Paraopeba, da Associação Transforma o Vale do Paraopeba, em Brumadinho. O objetivo do encontro é divulgar as ações do Projeto Cozinhas Comunitárias na cidade e ainda desenvolver atividades do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O evento é gratuito e aberto ao público, mas devido à capacidade do local serão disponibilizadas 100 (cem) vagas. As inscrições devem ser feitas no link: https://forms.gle/3B666bSYFaHi8Jem8

O Cozinhas Comunitárias é um projeto que está em várias cidades da região do rio Paraopebas e recebeu recursos da multa do Dano Moral Coletivo (DMC), paga a título de indenização social pela mineradora Vale por causa do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019, que ceifou 272 vidas.

Em Brumadinho, a cozinha foi inaugurada em outubro do ano passado, ganhou o nome de Sabores e já capacitou mais de 180 pessoas para a produção de alimentos congelados e salgados, além de dar suporte para a criação de cooperativas de trabalho.

Já o Café com Prosa é uma atividade para acolhimento e diálogo com os familiares das vítimas e demais atingidos. Neste mês, com a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a programação inclui uma palestra, sessão de autoterapia e um cortejo até o Pirulito, no Centro de Brumadinho.

Além disso, os participantes vão conhecer a cozinha comunitária e degustar os produtos feitos e comercializados por familiares de vítimas fatais da tragédia-crime e por pessoas das comunidades afetadas pelo rompimento da barragem da Vale.

Inauguração da cozinha comunitária, no dia 08/10/22. Foto: Reinaldo Pereira.

“Na cozinha comunitária, os alunos aprendem a produzir e a renda dos produtos vendidos é dividida entre eles. O Café com Prosa será muito importante para divulgar nossas ações com a população, gerar mais oportunidades dentro do projeto e dar continuidade a esse curso, que potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Antônio Neves, presidente da Associação Transforma o Vale do Paraopeba.

No curso de panificação, os alunos aprendem a fazer coxinha, pastel, rosca, bolo, quibe, pão de queijo, entre outros. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a cooperativa pelo número (31) 99905-6865.

Em Brumadinho, a Cozinha Sabores do Paraopeba é uma das cinco que existem na região, e que leva a questão da alimentação como forma de aprendizado e geração de renda. Abaixo os endereços de cada uma delas:
Rua Joaquim Augusto Rodrigues, n°935, bairro São José do Paraopeba – Brumadinho/MG
Rua Cândido Lobato, n° 200, bairro Bom Jardim – Mário Campos/MG
Rua Eritrina Candelabro, n° 450, bairro Primavera – São Joaquim de Bicas/MG
Rua João dos Santos, n° 200, bairro Tejuco – Brumadinho/MG
Rua João XXIII, 11, no bairro São Sebastião – Brumadinho-MG

Serviço
O quê: Café com Prosa – Cozinha Sabores da Associação Transforma o Vale do Paraopeba
Data: 22/09/203
Horário: das 8h às 11h30
Endereço: Rua João XXIII, 11, no bairro São Sebastião – Brumadinho-MG

Compartilhar:

Pesquisas