Estande da AVABRUM alerta sobre rejeito de minério na 3ª Semana do Lixo Zero em Casa Branca, no município de Brumadinho

Evento, que acontece em Casa Branca entre os dias 21 a 29 de outubro, tem por tema ‘Coletivo e Comunidade’ e objetiva conscientizar a população sobre a redução de resíduos 

A Semana Lixo Zero é um evento internacional anual, organizado nacionalmente pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Conta com atividades presenciais, virtuais e híbridas, para troca de experiências e debates sobre problemas e soluções relativas ao lixo das cidades. 

O evento, que está em sua 3ª edição, é uma parceria entre o Instituto Lixo Zero e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo de Brumadinho. O encontro, na Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto, em Casa Branca, contou com a presença de autoridades e da população de Brumadinho. A AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão), criadora do Projeto Legado de Brumadinho, foi convidada pelos organizadores e expôs em um estande livros sobre as CPI’s do rompimento, livro turístico sobre Brumadinho e suas belezas naturais, folhetos, faixas, cartazes e banners contendo informações sobre a história e atuação de luta da associação.

Com o tema “Coletivo e Comunidade”, o evento tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da redução de resíduos e a promoção de ações socioambientais e práticas ambientais. De acordo com a presidente da AVABRUM, Alexandra Andrade, a ideia de diálogo e proteção ao meio ambiente e à preservação da Vida é o maior bem que temos.

Para a presidente da Associação, discutir sobre lixo e seus impactos é extremamente importante para a sociedade. “272 vidas foram ceifadas pelo rejeito, considerado o lixo da mineração. São diferentes formas de lixo e é importante dar atenção a todas as formas. A AVABRUM, veio aqui para manter viva a memória do crime da mineração e tudo que aconteceu e acontece. São quase 4 anos do ocorrido, ninguém preso, as empresas Vale e Tüv Süd ainda não foram penalizadas”. Ainda existem diversas barragens nas mesmas condições e várias pessoas expostas ao risco iminente de ruptura de barragem. O setor minerário, as entidades que fiscalizam, o Governo ainda não aprenderam com as tragédias do lixo da mineração”. 

A diretoria da AVABRUM relembra que foram 12 mil metros cúbicos de rejeitos lançados no meio ambiente. Até hoje a maior operação de buscas do Corpo de Bombeiros segue firme para dar às famílias das quatro vítimas ainda não encontradas um alento. Ainda existe muito rejeito no local e no curso do Rio Paraopeba. Na última enchente, em janeiro de 2022, as edificações ribeirinhas ao rio foram invadidas pela lama da tragédia de 2019.  Sem contar do transbordamento do dique da Vallourec, quando a lama invadiu a BR-040 e causou inúmeros problemas.

Diretoria da Avabrum ao lado de visitantes do estande (Foto Legado de Brumadinho).
Visitantes do estande pegando os materiais da Avabrum (Foto: Legado de Brumadinho).

Agradecendo o convite de Helcia Veriato, psicóloga socioambiental e embaixadora do Instituto Lixo Zero em Brumadinho, Alexandra disse: “Viemos aqui hoje pelo convite da Helcia, somos muito gratas pela oportunidade de fazer memórias da tragédia e das 272 vítimas.  Aqui no evento os temas trabalhados foram coleta seletiva, economia dos recursos naturais, geração de renda com esta prática, o cuidado com o meio ambiente e, paralelamente, o psíquico.”

Durante as ações no decorrer da semana, além da entrega do Projeto Piloto de Coleta Seletiva de Casa Branca pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brumadinho, serão promovidos mutirões de limpeza das vias públicas, cachoeiras e nascentes do município. Acontecerão também, atividades educativas na Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto, o lançamento do Comitê de Sustentabilidade de Casa Branca, com oficinas de arte e artesanato com recicláveis, palestras educativas, mesa redonda sobre práticas de gestão de resíduos na comunidade, pedágio de educação ambiental, entre outras atividades voltadas para a gestão de resíduos recicláveis.

Em sua 3ª edição, o evento é uma ótima oportunidade para aprender sobre as boas práticas do Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e servirá de inspiração para repensar os hábitos de consumo. O Movimento se consolidou como um coletivo sem fins lucrativos, que tem por objetivo despertar a consciência ambiental e a mudança de atitude em todo território.

#brumadinho #acidentedetrabalho #amanhapodesertarde #legadodebrumadinho

Compartilhar:

Tags:

Pesquisas