Inovador e com olhar projetado no futuro, curso Raízes atende jovens de Brumadinho e capacita para a vida

Promovido pelo Projeto Legado de Brumadinho, programa de aprendizado visa a formação em cidadania a partir do aprendizado de conteúdos humanistas e de diferentes áreas do conhecimento.

Vagas ainda estão abertas. Clique para se inscrever.

O curso Raízes – Programa de Inovação Social teve início no último sábado (12/11) para jovens de Brumadinho, no Parque da Cachoeira. Com alunos entre 15 e 20 anos, o curso convida ao exercício do pensar com a abordagem de temas como filosofia, relacionamento, artes, brasilidade, sustentabilidade, educação financeira, língua portuguesa e empreendedorismo. A ideia é, com o estímulo à reflexão, despertar nos jovens novos interesses e mudanças de vida. Promovido pelo Projeto Legado de Brumadinho, o curso é realizado pela Fundação Dom Cabral.

De acordo com o professor Márcio Boaventura, o Raízes acolhe os alunos que estão em processo de formação e complementa o aprendizado tradicional da escola. “Os jovens não precisam ter apenas as informações científicas para conseguir sucesso no mercado ou na sociedade. A inteligência emocional será trabalhada de forma ampla, convidando para uma reflexão”, explica.

“Trabalhamos com temáticas transversais e complementares. Ensinamos finanças pessoais, e não matemática. Comunicação, e não Português. Ensinamos brasilidade, e não história. São temas complementares. Assim, o aluno perceberá uma abordagem diferente e prática”, afirma Guilherme Gurgel, coordenador executivo de Projetos Sociais da Fundação Dom Cabral, que fez parte da primeira turma do Raízes, em 2011.

Alunos do curso Raízes prestam atenção nas orientações do professor. (Foto: Washington Alves)

Divisor de águas

Morador de Brumadinho, Gabriel de Oliveira Rezende deu um depoimento aos alunos no primeiro dia de aula. Após participar do Raízes em 2018, em Nova Lima, ele se sentiu preparado para abrir um empreendimento, o Obrigatório Smash Burger. “O Raízes, para mim, foi um divisor de águas. Com ele, eu abri meus olhos. Como dica, eu acho que os meninos precisam prestar atenção o máximo possível. Os professores são incríveis e te estimulam e pensar diferente, não somente no empreendedorismo, mas na gestão da vida, lidar com situações e entender, de fato, suas raízes, fortalecendo-as e dando um passo importante em sua vida”, diz o jovem empreendedor.

O curso Raízes está sendo realizado na sede da ONG NaAção, no Parque da Cachoeira, um dos bairros mais atingidos pelo rompimento da barragem da Vale. A organização social atua no local desde 26 de janeiro de 2019 – um dia após a tragédia-crime, que ceifou 272 vidas. Para a coordenadora geral do NaAção, Larissa Moura, sediar o curso ajuda na aproximação com a comunidade. “Gerar impacto positivo para a comunidade é o nosso objetivo”, comenta.

Empolgada, a estudante de ensino médio, Larissa Ferreira, 16 anos, acredita que o Raízes representa oportunidade de crescimento. “Quando temos uma oportunidade, não podemos deixar passar. O curso me trará novos pensamentos. Estou bastante animada e acho que o projeto nos levará a reflexões incríveis, o que é algo que eu não tenho em casa”, disse. Com cerca 112 horas de aulas, o curso Raízes em Brumadinho vai até janeiro de 2023.

Alunos prestam atenção no Curso Raízes. (Foto: Washington Alves)

Compartilhar:

Tags:

Pesquisas