Campanha alerta: atitudes que salvam vidas não podem esperar

Um dos desafios de comunicação do Projeto Legado de Brumadinho foi a criação de uma campanha publicitária para a web que coloque na agenda nacional a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Inspirada na tragédia que representou o rompimento da Mina do Córrego do Feijão, que matou 272 pessoas e deixou um rastro de danos ambientais e sociais, a campanha do Legado de Brumadinho vai clamar: 

“Amanhã pode ser tarde”

Tal frase-chave reflete dois aspectos fundamentais em relação à prevenção de acidentes de trabalho: a responsabilidade e a urgência.

É urgente porque não se pode adiar uma atitude preventiva. Deve-se agir imediatamente quando o tema é cuidado imediato com trabalhadores no ambiente de trabalho. A segurança não pode esperar porque dela dependem a vida e o meio ambiente.

Envolve responsabilidade porque todas as pessoas envolvidas em uma atividade profissional são igualmente responsáveis pela prevenção de acidentes.

A frase-chave tem a vantagem de ter uma visualização mais rápida e marcante.

A campanha de publicidade deve falar com a sociedade em geral, mas em especial com trabalhadores e trabalhadoras, seus familiares, corporações, poder público, universidades, Imprensa, Judiciário e Legislativo.

Todos devem abraçar esta causa e ficar alertas para acidentes que podem ser evitados. Para que casos como o de Brumadinho nunca mais aconteçam.

Para que nunca mais aconteça

  • 446.881 acidentes de trabalho foram regisrados o Brasil em 2020
  • 1.866 trabalhadores morrem no mesmo período
  • São 8 mortes para cada 100 mil empregados
  • São Paulo é líder em acidentes, com 148.103 casos
  • Minas Gerais ocupa a segunda posição, com 46.901 acidente
  • Brumadinho foi o maior acidente de trabalho do Brasil, com 272 mortes, sendo 130 trabalhadores e 121 empregados terceirizados, além dos 2 nascituros e 19 moradores da comunidade e turistas.

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