A devastação da Mata Atlântica e o rompimento da Barragem

 Alerta no Dia da Mata Atlântica: restam apenas 12,4% do bioma Mata Atlântica

O que a devastação da Mata Atlântica tem relação com a ruptura da barragem, em Brumadinho? Dados do IBAMA demonstram que, em poucas horas do dia 25 de janeiro de 2019, mais de 130 hectares do bioma foram cobertos pela lama do rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão. Essa onda de morte e destruição movendo-se a mais de 80km por hora atingiu as áreas operacional e administrativa da mina, uma pousada, o bairro Parque da Cachoeira e o rio Paraopeba. Nesse percurso, foram soterradas 272 pessoas.

No Dia da Mata Atlântica, é preciso que se repita um alerta: restam apenas 12,4% do bioma Mata Atlântica do que existia originalmente. Esta preocupante marca é resultado do impacto e destruição da Mata Atlântica que abrange 17 estados brasileiros. Neste bioma tão importante para o País, estão algumas das maiores cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica.

E a devastação do bioma continua de forma acelerada. De acordo com levantamento realizado pela SOS Mata Atlântica, a velocidade segue em ritmo frenético, com uma média de 60 hectares/dia destruídos. 

Dessa que é a maior tragédia trabalhista de nossa história  – e que devastou também a natureza – surge o Projeto Legado de Brumadinho, iniciativa articulada pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM). A realização do projeto está a cargo da Sabic – Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias, que reúne várias organizações para o desenvolvimento das atividades de caráter educativo, cultural, desenvolvimento local, além de comunicação pública e comunitária.

O compromisso da AVABRUM com o projeto Legado de Brumadinho é, na luta por justiça, reforçar a cultura do valor à vida humana e da preservação do meio ambiente. É uma maneira de honrar a memória daqueles que morreram no rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão. O valor da vida, sempre em primeiro lugar.

 – – – –

Projeto Legado de Brumadinho é realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.

#brumadinho #acidentedetrabalho #amanhapodesertarde #legadodebrumadinho

Compartilhar:

Tags:

Pesquisas