A cada 10 casos de acidentes de trabalho, só 8 são corretamente notificados

Segundo dados estimados pelo INSS, só em 2021, ocorrências envolvendo ao menos 114 mil trabalhadores estão fora das estatísticas

Quando falamos de acidentes de trabalho, os dados públicos no Brasil estimam uma subnotificação de 20%. Isso quer dizer que a cada 10 trabalhadores que se acidentam, somente oito casos são corretamente notificados. Estamos falando de algo como 114 mil acidentes em 2021 segundo dados estimados pelo INSS. Registrar corretamente a ocorrência de um acidente de trabalho é a primeira medida para evitar que esse tipo de situação aconteça novamente. 

É preciso reafirmar e reforçar a cultura do valor à vida humana, priorizar investimento na prevenção e segurança – e não nos lucros – de modo a salvar vidas humanas, proteger as comunidades e preservar o meio ambiente. 

O rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, ocorreu quando centenas de pessoas estavam trabalhando no local. É por isto que o valor da vida, deve ser colocado sempre em primeiro lugar. A perda de uma pessoa é irreparável. 

Para ampliar esse importante debate, o projeto Legado de Brumadinho, uma iniciativa da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM), tem promovido a campanha “Amanhã pode ser tarde”. Afinal, atitudes que salvam vidas no trabalho não podem esperar. Essa é uma das maneiras de honrar a memória das 272 pessoas que morreram no rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão.

LEIA MAIS

Seis estados concentram 75% dos acidentes de trabalho do Brasil

Compartilhar:

Pesquisas